AO VIVO
Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
Busca
Rio de Janeiro
28ºmax
19ºmin
Correios Celular - Mobile
Política

TSE divulga protocolo de saúde para eleições de 2020

Medidas visam orientar eleitores e mesários

09 setembro 2020 - 07h32Por Jennifer Vargas

Depois de serem adiadas para novembro, por causa dos desdobramentos da pandemia do Covid-19, as eleições municipais de 2020 acabam de ganhar um protocolo de segurança especial. Chamado de Plano de Segurança Sanitária, o programa foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e conta com orientações para eleitores e mesários.

Elaboradas em parceria com com especialistas dos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, além de técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as principais regras são:

- eleitores só poderão para entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar;
- deverá ser mantido distanciamento de ao menos um metro entre as pessoas no ambiente;
- se puder, é recomendado que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação;
- mesários deverão trocar máscaras de proteção a cada quatro horas;
- se apresentarem sintomas da Covid-19, eleitores ou mesários não devem comparecer ao local de votação. A a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, ressaltou, no entanto, que as medidas são preventivas e visam diminuir os riscos, já que não há segurança sanitária 100% eficaz no combate à doença. 

"Nos estamos tomando todas as precauções possíveis e razoáveis na convicção de que minimizaremos o risco de contaminação de quem quer que seja. Segurança absoluta só se não tiver eleição e ninguém sair na rua", explicou. 

O primeiro turno, que seria em 4 de outubro, ocorrerá em 15 de novembro, e elegerá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

*Com informações da Agência Brasil