Menu
Busca sábado, 27 de fevereiro de 2021
Busca
Rio de Janeiro
31ºmax
22ºmin
Correio
Internacional

Acordo do TikTok com empresas nos EUA pode desbancar Facebook

Nova versão da empresa seria originada por uma parceria com Oracle e Walmart

21 setembro 2020 - 11h15Por Jennifer Vargas*

Ainda sem definição sobre sua presença nos EUA, a parceria em negociação do TikTok com a Oracle pode mudar completamente o cenário das redes sociais no país, quebrando até mesmo a hegemonia do Facebook.

Barrada por supostamente oferecer risco à segurança aos dados dos usuários americanos, o aplicativo chinês tem corrido contra o tempo para oficializar a parceria com a Oracle Corp e agora o Walmart Inc, criando uma nova empresa com sede nos EUA, chamada TikTok Global. Uma gigante capaz de superar o domínio que a rede de Mark Zuckerberg tem hoje na internet.

Na nova formulação comercial, a ByteDance, proprietária do TikTok ficaria com cerca de 80% da propriedade da empresa, enquanto Oracle e Walmart ficariam com 12,5% e 7,5%, respectivamente. A primeira oferecendo serviço de nuvem segura para dados no app, enquanto a segunda fornecendo facilidades em e-commerce, atendimento, pagamentos e outros serviços para a nova empresa.

Em um comunicado conjunto, a Oracle e o Walmart disseram que o planejado novo TikTok Global criaria mais de 25 mil empregos nos EUA e levaria a mais de US$ 5 bilhões em novos impostos para o Tesouro dos EUA.

A proibição do serviço em solo americano, anunciado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, está adiada por uma semana, prazo dado pelo Departamento de Comércio para que o entrave finalmente se solucione.

*Com informações da AE