AO VIVO
Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021
Busca
Rio de Janeiro
27ºmax
14ºmin
Correios Celular - Mobile
Geral

Dez pessoas perdem a vida nas praias do litoral paulista

Praia da Enseada, em Guarujá, registrou o maior número de mortes 3

07 setembro 2020 - 17h08Por Sandra Capomaccio
Dez pessoas perdem a vida nas praias do litoral paulista

Dez pessoas morreram afogadas em praias do litoral paulista neste final de semana, sendo sete apenas no domingo(6). As informações foram confirmadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo do Guarujá (GBMar), na Baixada Santista. Todos eram do sexo masculino e turistas.

A cidade de Guarujá foi a que registrou o maior número de mortos; três na Praia da Enseada: um homem de 60 anos de Cerqueira César, um de 27 de Várzea Paulista e outro de 24 de Sumaré. Em Bertioga, um jovem de 22 anos de Mogi das Cruzes foi socorrido, mas não resistiu.

Em Mongaguá, dois homens, um de aproximadamente 35 e outro de 40 anos, se afogaram e também não resistiram. Um terceiro banhista havia desaparecido no domingo (6) e foi localizado por volta de 23h. Além disso um homem morreu nesta segunda (7) no municípios totalizando 3 óbitos.

Em Itanhaém, cidade vizinha, os bombeiros procuram por dois jovens, de 18 e 21 anos, que sumiram após ao se banhar no mar. Há informações de que o rapaz mais velho teria bebido antes de entrar no mar.

Já no litoral norte do Estado houve uma morte por afogamento em Ubatuba, um homem de 25 anos morreu, na Praia do Félix.

Reprodução

Segundo os bombeiros durante todo o final de semana, nas praias da Baixada Santista,  foram 380 atendimentos, só no domingo (6) foram 250.

O Tenente Duarte do GBMar afirma que "o principal motivo desse número elevado foram as correntes de retorno,  que arrastam o banhista para dentro do mar". Além disso tem "as costeiras que são as pedras onde muitos turistas sobem para olhar o mar e acabam escorregando e caindo. Nessa região de encosta as correntes são muito fortes e  não dão chance do turista se salvar", diz Duarte.

Dois helicópteros Águia atuaram nas praias neste final de semana: um no litoral norte e outro no litoral sul e Baixada Santista. Apenas no domingo foram feitos 25 atendimentos com o helicóptero do litoral sul. 

As praias ficaram lotadas neste feriado prolongado, apesar da pandemia do covid-19. Mais de 200 mil veículos desceram para o litoral de São Paulo, número maior do que o mesmo período em 2019.